Programa DISC na Pontual: “ajuda os nossos colaboradores a serem mais resilientes, criativos e colaborativos”

importancia-desenvolvimento-competencias-gestores-pmes
DISC Talent Solutions Metodologia DISC PLM Soft Skills

Programa DISC na Pontual: “ajuda os nossos colaboradores a serem mais resilientes, criativos e colaborativos”

A DISC Talent Solutions entrevistou o Eng.º António Teixeira, CEO da Pontual. A reconhecida empresa tecnológica tem integrado o Plano de Liderança e Motivação (PLM) e a metodologia DISC, através da Seal Human Company.

Conheça o seu testemunho!

1. Na sua opinião, quais são os maiores desafios que o setor tecnológico enfrenta, nos próximos anos? A Pontual tem alguma estratégia definida para atrair e reter talentos, numa área tão competitiva?

Os maiores desafios para o setor tecnológico incluem a rápida evolução tecnológica, que exige adaptação constante, e a escassez de talentos altamente qualificados. Além disso, a retenção de profissionais em áreas de grande competitividade, como inteligência artificial e cibersegurança, é uma preocupação crescente.

Na Pontual, investimos em três pilares para atrair e reter talentos: formação contínua, cultura organizacional e crescimento profissional. Oferecemos oportunidades de desenvolvimento técnico e comportamental, através de programas como o PLM  e também certificações técnicas integradas nos planos de formação das diversas soluções que comercializamos. Promovemos também uma cultura inclusiva e colaborativa, valorizando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, que dão aos colaboradores um sentido de propósito e progressão.

2. A comunicação entre colaboradores é essencial, especialmente em ambientes de alta pressão e inovação. De que forma as ferramentas DISC têm sido úteis para desenvolver as soft skills e melhorar as relações interpessoais na empresa?

As ferramentas DISC têm sido fundamentais para promover a autoconsciência e a empatia. Ao identificar os diferentes perfis comportamentais dos colaboradores, conseguimos ajustar a comunicação, reduzir conflitos e criar equipas mais coesas e colaborativas.

Na Pontual, utilizamos o DISC para ajudar os líderes a compreenderem melhor as necessidades e motivações das suas equipas, o que se traduz em interações mais eficazes, mesmo em situações de alta pressão. Além disso, estas ferramentas são uma excelente base para fomentar a confiança e o respeito mútuo, essenciais para um ambiente inovador e criativo.

3. A Pontual implementou, na sua equipa de Direção, o PLM (Programa de Liderança e Motivação). Em que medida o PLM pode ser relevante para os líderes que têm de gerir equipas diversificadas, quer em competências, quer em personalidades?

O PLM é uma peça-chave na capacitação dos nossos líderes. O programa não só fornece ferramentas práticas para gerir equipas diversificadas, como também aborda questões como a motivação intrínseca e a adaptação a diferentes perfis comportamentais. Este alinhamento permite aos líderes ajustarem as suas estratégias e maximizarem o potencial individual e coletivo das equipas.

4. Tendo em atenção a sua experiência, qual o impacto destes programas que desenvolvem as soft skills dos colaboradores, num setor em constante transformação, onde impera a inteligência artificial e o teletrabalho é uma realidade?

Num setor onde a tecnologia avança rapidamente, as soft skills tornam-se um diferencial estratégico. Programas como o PLM e as formações DISC ajudam os nossos colaboradores a serem mais resilientes, criativos e colaborativos, características indispensáveis, num ambiente onde a inovação e o trabalho remoto são predominantes. Estas competências criam uma cultura de confiança e adaptabilidade, preparando-nos para os desafios do futuro.

5. A Pontual tem vindo a crescer de forma sustentável e inequívoca. Enquanto CEO, quais têm sido as estratégias para incentivar a inovação e o desempenho das equipas? Como mede o impacto dessas estratégias nos resultados organizacionais?

A inovação na Pontual é incentivada através de um equilíbrio entre liberdade e objetivos claros. Promovemos a experimentação e o pensamento “out of the box”, ao mesmo tempo que asseguramos alinhamento estratégico.

O impacto dessas estratégias é medido através de KPIs, que incluem a satisfação dos colaboradores, a retenção de talentos e o desempenho da produtividade de cada um deles. Também realizamos avaliações de desempenho anuais,  reuniões de feedback semestrais, assim como reuniões gerais de colaboradores, de forma trimestral, o que nos permite ajustar estratégias e garantir que estamos sempre alinhados com os nossos objetivos organizacionais e a visão de crescimento sustentável.

Entrevista realizada por Adriana Resende de Castro, DISC Community Manager da DISC Talent Solutions.

Visão geral da privacidade

Este sítio Web utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso sítio Web e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do sítio Web que considera mais interessantes e úteis.