Entrevista: PLM & DISC na Costa Verde

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Entrevista: PLM & DISC na Costa Verde

“A atração, gestão e retenção de talento e capital humano é e será um dos grandes desafios que teremos no futuro próximo.

 A DISC Talent Solutions entrevistou o Dr. Miguel Neves, Administrador da Costa Verde. A reconhecida empresa de porcelanas tem integrado o Plano de Liderança e Motivação (PLM) e a metodologia DISC, através da Seal Human Company.

Conheça o seu testemunho!

1. Quais foram os principais fatores que levaram a Costa Verde a implementar o Programa de Liderança e Motivação (PLM), desenvolvido pela Seal Human Company? 

A Costa Verde iniciou, em 2022, uma reestruturação dos seus departamentos e secções, tendo sido selecionados, maioritariamente, colaboradores internos para liderar os mesmos. Começámos com o processo de encorajamento destes novos líderes, solicitando-lhes que abraçassem a mudança, que se focassem em resultados, que liderassem com níveis de stress e incerteza elevados, que se motivassem e que motivassem as suas equipas e que, principalmente, comunicassem mais e melhor.

Sabemos que, para que tal seja possível, é fundamental manter um bom equilíbrio profissional e pessoal, que permita relações de trabalho facilitadoras e mais humanas. Foi com base nesta perspetiva de melhoria das relações humanas e na forma como lidamos connosco e com os outros que enquadrámos, no início de 2023, a implementação do Programa de Liderança e Motivação da SEAL Human Company. 

2. O PLM abrange diversos níveis de liderança organizacional. Na sua opinião, quais os principais desafios que enfrentam, atualmente, os gestores das empresas?

Estamos a viver uma conjuntura económica global de evolução imprevisível, influenciada por grandes desafios económicos e geopolíticos, tais como as alterações climáticas e as fortes tensões comerciais entre as grandes potências. É neste cenário instável que ganha cada vez mais força o tema da sustentabilidade, tornando-se um pilar central na estratégia empresarial, tendo como base a integração e alinhamento dos objetivos de ESG, com os objetivos estratégicos da empresa.

Entram na equação as fortes transformações digitais que estão e serão implementadas nos próximos anos, das quais a IA terá um papel determinante. A atração, gestão e retenção de talento e capital humano é e será um dos grandes desafios que teremos no futuro próximo, as plataformas digitais e a mudança de mentalidades trouxeram para o mercado de trabalho um novo significado à palavra rotatividade e ao que a mesma acarreta. Os fluxos migratórios, que dão uma solução à escassez de mão-de-obra, levantam questões de adaptação a multiculturalidade, dentro das empresas. Nesta equação entra, agora mais que nunca, a humanização das mesmas, como um desafio crucial para o alcançar de produtividade e competitividade mais elevadas. 

3. Uma parte do programa aplica a metodologia DISC. Que benefícios específicos a Costa Verde espera alcançar com a aplicação desta metodologia de análise comportamental?

Antes de iniciarmos a formação PLM, falámos com os vários chefes de secção e perguntámos o que é que, no final do dia, lhes pesava mais, se os problemas produtivos ou os problemas com as pessoas. As respostas foram unanimes, o maior desgaste vem do relacionamento com colaboradores, chefias da mesma linha ou superiores hierárquicos.

A metodologia DISC permite que cada diretor, responsável de departamento e chefe de secção da Costa Verde, conheça o seu perfil e que conheça ou consiga identificar o perfil da pessoa com quem interage, ajustando o seu comportamento para que a comunicação seja mais fácil, assertiva e eficiente. Ganhamos assim maior alinhamento e foco naquilo a que verdadeiramente nos dedicamos, ou seja, a produção e venda de produtos de porcelana de elevada qualidade.          

4. A Costa verde é um exemplo de multiculturalidade. Enquanto Administrador, quais são os principais desafios na gestão das pessoas e do talento?

A Costa Verde ainda é e continuará a ser, por vários anos, uma empresa de mão-de-obra intensiva. Contamos com mais de 350 trabalhadores, sendo este capital humano a nossa grande base. Neste momento, no nosso universo, coexistem 10 nacionalidades, tendo os estrangeiros um peso de 20%. Esta multiculturalidade traz uma resposta à escassez de mão-de-obra interna, principalmente para o chão de fábrica, mas acarreta desafios de adaptação enormes em variados níveis, que vão desde a língua aos hábitos alimentares e sociais e respetivas crenças religiosas.

A gestão de expectativas e evolução na carreira são aspetos fundamentais, nos dias que correm, métodos eficazes de avaliação de desempenho, alavancados em modelos de premiação são ferramentas fundamentais na gestão de pessoas e na retenção de talento. A comunicação tem aqui um papel preponderante, pois sem a harmonização desta base, na procura de objetivos comuns, nunca poderá haver crescimento sustentável.  

5. Qual o impacto esperado pela Costa Verde , com a implementação do PLM? Como planeiam integrar os conhecimentos adquiridos na vossa cultura organizacional e no trabalho diário?

Desde 2007 que na Costa Verde trabalhamos num ambiente Kaizen, que vai desde o processo produtivo à área comercial. Diariamente, fazemos pequenas reuniões de equipa nos vários departamentos e secções, para acompanhamento de objetivos e oportunidades de melhoria. Aqui já se começam a notar dinâmicas de comunicação mais eficientes, através de uma liderança mais assertiva e mais atenta às pessoas, traduzindo-se num espírito de equipa mais forte e num maior foco nos nossos objetivos.

As seções de feedback aos nossos colaboradores, em contexto de avaliação de desempenho, são momentos únicos de crescimento pessoal e, por consequência de crescimento coletivo, aproveitámos a formação PLM para, de uma forma prática, preparar melhor as nossas chefias para estes importantes momentos. A vertente humana e a sua respetiva valorização, coloca-se tanto a nível interno, isto é, na gestão das pessoas e do talento como no reforçar e fortalecer das relações com os clientes, fornecedores, acionistas, bancos e sociedade em geral

Entrevista realizada por Adriana Resende de Castro, DISC Community Manager da DISC Talent Solutions.