“Informações relevantes para as pessoas que interagem diretamente com o jovem, quer sejam pais ou professores”

218020001_CAPA ENTREVISTA_1A
DISC

“Informações relevantes para as pessoas que interagem diretamente com o jovem, quer sejam pais ou professores”

Desde o ano de 2020, que temos acompanhado o trabalho e entusiasmo da Daniela Mourato, pelas questões comportamentais e vocacionais das novas gerações.

De que forma a versão DISC para jovens estudantes, contribui para o autoconhecimento e desenvolvimento dos jovens?

Pela análise comportamental que o DISC efectua, não só devolve ao jovem informação sobre o seu modo natural de agir num determinado ambiente, situação ou perante os outros, assim como lhe proporciona maior compreensão dos comportamentos daqueles que o rodeiam. Traz-lhe clareza sobre os comportamentos que o fazem sentir-se mais confortável, assim como aqueles que lhe são mais desafiantes realizar. Dá-lhe oportunidade de reflectir sobre o seu tipo de ambiente preferido, o modo como gosta de se relacionar e comunicar com os outros, e quais os aspetos que o mais motivam.

É normal ouvir, por parte do jovem, quando estamos a explorar o relatório, algumas expressões, como: “É mesmo isto!” ou “Nunca tinha conseguido traduzir por palavras o que eu pensava sobre aquilo que costumo fazer”, o que lhe permite reflectir sobre os seus comportamentos e passos seguintes, nomeadamente investir nas competências que consideram relevantes para o seu desenvolvimento pessoal e consequente sucesso escolar/ profissional.

Por outro lado, como no relatório estão contempladas outras informações relevantes para as pessoas que interagem diretamente com o jovem, quer sejam pais ou professores, tem sido muito interessante receber o feedback, por parte do jovem, aquando das suas partilhas com os mesmos ou os seus próprios insights quanto ao modo como prefere comunicar ou que os outros comuniquem consigo.

Sendo o Teste Vocacional único no mercado e tendo como objetivo de ajudar os jovens a conhecerem as suas áreas vocacionais, qual a importância desta ferramenta na orientação da futura carreira profissional?

Do meu ponto de vista, este teste comporta três aspetos relevantes para o jovem que está no seu momento de tomada de decisão quanto ao curso/ opção profissional a escolher, a saber: autoconhecimento sobre o seu modo natural de agir nos diferentes aspetos anteriormente mencionados; conhecimento dos grupos profissionais que mais se aproximam das suas características pessoais;e feedback quanto a duas opções de carreira profissional da sua preferência, no que se refere ao seu tipo de comportamentos, às suas preferências vocacionais e pontos fortes da educação.

Contributos relevantes para a sua adaptabilidade e desenvolvimento de algumas das suas competências de carreira.

Como psicóloga coach, com muitos anos de experiência a lidar com jovens estudantes, a realização do teste DISC Jovens e Vocacional da People Performance International, é revelante para o trabalho que desenvolve junto da população juvenil?

Na abordagem atual de aconselhamento de carreira, onde o foco está no indivíduo e a carreira é vista como a história de vida das pessoas, há a necessidade social de ajudar os jovens a tomarem consciência da sua carreira, do estilo de vida e das suas opções, uma vez que face às incertezas e instabilidade do mundo em que vivemos, é importante que encontrem a sua singularidade e um sentido para o trabalho que realizam – por que fazes o que fazes?

O meu papel, enquanto psicóloga coach interveniente neste processo, é ser útil ao jovem na sua tomada de decisão, co-construindo com ele o seu caminho, questionando-o, escutando e apoiando-o nas suas descobertas e reflexões.

A integração do teste DISC Jovens e Vocacional no meu Programa de aconselhamento de carreira, aumenta a curiosidade do jovem em querer saber mais sobre si mesmo e sobre as ofertas de cursos/ profissões que existem, leva-o a planear como concretizar o seu projeto de vida, tornando-se mais competente nas áreas que identificou como as mais importantes e conduzem-no a assumir o controlo e o compromisso da sua escolha.

»»»» Daniela Mourato, Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Vocacional e de Desenvolvimento de Carreira pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, ajuda jovens e adultos nas escolhas dos seus cursos/ opções profissionais que os realiza e, a tornarem-se as pessoas extraordinárias que querem ser. Uma apaixonada por pessoas e percursos de vida com sentido e um propósito