“O DISC torna visível que cada ser humano é único e torna mais fácil vivenciar a empatia”

isabelpereiradasilva
DISC DISC E RECRUTAMENTO

“O DISC torna visível que cada ser humano é único e torna mais fácil vivenciar a empatia”

Isabel Silva, diretora de Gestão de Pessoas na empresa José Maria Vieira (JMV), foi uma das participantes mais recentes da certificação DISC. Segue-se o seu testemunho, enquanto utilizadora da ferramenta.

É usual afirmar-se que “há uma vida antes e outra depois do DISC”, entre os membros da comunidade. Qual a principal aprendizagem que leva para a sua vida pessoal e profissional?

Sempre me foquei em trabalhar o valor da empatia. Tenho sempre muito presente que a conciliação de diferentes formas de estar e agir entre as pessoas e equipas faz parte do sucesso das organizações.

Porém, o ser humano é diferente na forma como reage perante desafios e situações indutoras de stress e, nem sempre, é fácil conseguir a sua agregação.

A certificação DISC dotou-me de competências para poder ajudar os líderes e as equipas com quem trabalho.

Desde logo, permite compreender as diferenças de comportamentos e encontrar uma forma de harmonizar estas diferentes formas estar, e, por consequência, melhorar o ambiente de trabalho e a felicidade nas organizações.

O autoconhecimento e o conhecimento dos outros é uma arma poderosa e facilitadora da comunicação.

A metodologia DISC, tem sido fundamental no processo de recrutamento, como meio de conhecer o candidato ideal para a função, enquadrando-o no perfil comportamental pretendido pelo recrutador e aumentando a taxa de sucesso deste procedimento.

O autoconhecimento que o DISC me proporcionou, quer na minha vida profissional como pessoal, trouxe-me uma perfeita consciência de quem sou e de como reajo perante as diferentes situações, ajustando o meu comportamento face aos outros e às circunstâncias com que me deparo.

O DISC torna visível que cada ser humano é único e torna mais fácil vivenciar a empatia.

Como diretora de recursos humanos de uma grande empresa, de que forma vê a aplicação da metodologia DISC, na sua organização, a curto e longo prazo?

Começamos a usar o diagnóstico DISC, desde logo, em fase de recrutamento.

Conhecer melhor o candidato, o seu perfil comportamental, o ambiente de trabalho que prefere, diminui o erro na seleção, fazendo um melhor enquadramento do mesmo com a sua chefia.

Conhecer o perfil do candidato, permite, também, encontrar a forma de motivar e liderar de forma mais eficaz, chave fundamental para um bom desempenho e relacionamento de excelência.

Vamos avançar com um projeto no âmbito de liderança e gestão de equipas.

O DISC vai ser uma das etapas que vamos implementar, para aumentar o conhecimento dos outros, nomeadamente estilos de liderança e comunicação.

Desta forma, estou certa de que vamos melhorar a relação entre equipas, bem como a segurança psicológica nas mesmas.

Vai permitir também aferir o comportamento de cada pessoa, face ao seu nível de domínio, influência, estabilidade e conformidade, permitindo conhecer os pontos fortes e o contributo de cada um para a organização.

Otimizar a retenção e desenvolvimento de talento dos colaboradores é crucial para qualquer empresa. Que desafios se impõem em tempos de mudança?

O mercado de trabalho, está, de facto, num período mais dinâmico, onde a retenção de talento é um desafio.

Numa altura em que a pandemia está a ser ultrapassada, mas os hábitos de trabalho ainda não voltaram totalmente ao período pré-covid, encontrar a forma de motivar os colaboradores continua a ser um desafio ainda maior para as empresas.

São vários os fatores que influenciam a retenção de um talento, o desenvolvimento permanente, o sistema de recompensa adequado, e os níveis motivacionais elevados, alicerçados num forte compromisso e estrutura.

Considera-se essencial que as organizações implementem políticas e princípios que possuam como principal objetivo o bem-estar dos seus colaboradores, de forma que estes se sintam motivados e comprometidos.

Temos perfeita consciência de que os fatores mais significativos para a satisfação das nossas pessoas são: o desenvolvimento de talento, missão e propósito dentro da organização, autonomia, colaboração e empowerment.

Num mercado altamente competitivo, com desafios, tanto para trabalhadores como para líderes, ser uma das melhores empresas para trabalhar é um compromisso que surge de uma estratégia complexa, a longo prazo, e complementada por vários pilares.

Temos por missão, enquanto gestão de pessoas, dotar as empresas do Grupo JMV dos melhores colaboradores, qualificados, empenhados e alinhados com os nossos valores e objetivos, assegurando-lhes o adequado desenvolvimento, num ambiente familiar e humano.

Contudo, temos presente que, o FIT entre a pessoa e empresa vai para além da função e das competências técnicas, com os profissionais a exigirem trabalhar num local que se enquadre no seu propósito de vida.

Este é um caminho difícil, que exige capacidade de inovação e adaptação ao novo colaborador, mas a resiliência e vontade de reter o melhores e ser um dos melhores empregadores, vão comprovar que este é um investimento que vale a pena e dá muitos frutos.