Testemunho: Inês Zenha, Diretora de RH – PLMJ Advogados
Testemunho: Inês Zenha, Diretora de RH – PLMJ Advogados
“O autoconhecimento e a leitura de perfis comportamentais são fundamentais para uma liderança eficaz” – Inês Zenha, Diretora de RH – PLMJ Advogados
No âmbito da 58.ª edição da Certificação Internacional em Análise Comportamental DISC, a DTS (empresa do SEAL Group) entrevistou a Diretora de Recursos Humanos da PLMJ, a maior e prestigiada sociedade de Advogados em Portugal. Inês Zenha, destacou entre outros fatores, a importância estratégica da aplicação da metodologia no contexto organizacional, para além do impacto na liderança e no indivíduo.
1. Como descreve a sua experiência durante a Certificação DISC? Houve algum momento ou insight que considere particularmente marcante?
A Certificação DISC foi uma experiência transformadora não só porque desafiou a minha autoperceção nas diferenças do estilo natural e adaptado, mas, sobretudo nos insights de como podemos comunicar, envolver, motivar e potenciar os nossos colaboradores de acordo com o seu perfil comportamental. Enquanto gestores de pessoas, sabemos que “one size does not fit all” e compreender como interagir com os diferentes tipo de perfil constitui um apoio essencial para essa gestão.
2. De que forma tem integrado os conhecimentos da metodologia DISC nas práticas de gestão de pessoas na PLMJ Advogados? E na sua vida pessoal?
Na PLMJ Advogados, tenho utilizado a metodologia DISC para melhorar a comunicação interna e a colaboração entre as equipas. Ao identificar os perfis comportamentais dos colaboradores, consigo ajustar as estratégias de liderança e motivação para maximizar o potencial de cada um. Na minha vida pessoal, a metodologia DISC ajuda também a fortalecer as minhas relações pessoais.
3. Na sua perspetiva, como é que o autoconhecimento e a leitura de perfis comportamentais contribuem para uma liderança mais eficaz?
O autoconhecimento e a leitura de perfis comportamentais são fundamentais para uma liderança eficaz, na medida em que permitem que os líderes reconheçam os seus próprios pontos fortes e fracos, bem como os dos seus colaboradores, alavancando complementaridades e potenciando sinergias. Isto facilita a criação de estratégias de gestão personalizadas que promovem o desenvolvimento individual e coletivo, resultando numa equipa mais coesa e produtiva.
4. De acordo com a sua experiência como Diretora de RH, quais os principais desafios para a evolução da cultura organizacional?
Os principais desafios para a evolução da cultura organizacional incluem a resistência à mudança, a falta de comunicação clara e eficaz, a necessidade de alinhar os valores individuais com os objetivos da organização e o desenvolvimento da liderança. Superar esses desafios requer uma abordagem estratégica e contínua que envolve a formação e o desenvolvimento contínuos, a promoção de uma cultura de diversidade e inclusão e a implementação de práticas de gestão que incentivem a inovação e a colaboração.
5. Se recomendasse este programa a um colega, o que destacaria como principais fatores diferenciadores do curso?
Os principais fatores diferenciadores do curso incluem a profundidade dos conteúdos abordados, a aplicabilidade prática da metodologia DISC e o apoio contínuo oferecido aos participantes. Além disso, destacaria a oportunidade de networking com profissionais de diversas áreas, o que enriquece ainda mais a experiência de aprendizagem.
Em parceria com Disc Talent Solutions (www.disc.pt)